quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Consoles retro vs Raspberry Pi 3b



Há pouco tempo estive numa Game Point TecToy e brinquei os principais consoles do passado, saí babando afinal sou uma criança da geração 80. Isso me deixou desesperado para comprar todos aqueles consoles retros, ainda bem que escapei dessa furada.

Pesquisando o Kit Videogame Retro vi que ele é muito limitado. O Master System Evolution vem com 132 jogos na memória e sem entrada para cartão de memória. O Atari Flashback vem com  101 jogos na memória sem entrada para cartão de memória e sem os jogos da Activision. ou seja pode esquecer clássicos como Mario Bros, Pac-Man, Enduro, River Raid e outos. O unico que realmente vale a pena é o Mega Drive que vem com 22 jogos na memória mas tem entrada para cartão de memória.




Onde entra o Raspberry Pi 3b? Ele é um computador de baixo custo com arquitetura ARM Quad-Core de 1,2 Ghz e 1Gb de memória RAM, Bluetooth e Wi-fi. Se comparado aos principais consoles ele tem capacidade mais que suficiente para emular as plataformas.

Custo aproxima do Kit Tec Toy R$940,00 (Atari, Mega e Master)
Custo aproximado do Kit Raspberry R$200,00 (cpu + case + fonte + dissipadores)

Alguns consoles suportados no Raspberry (são 40 ao todo):
- Arcades
- Atari 2600
- Nes
- Master System
- Game Boy (original, color e advanced)
- Game Gear
- Super Nintendo
- Mega Drive (original, 32x e Sega CD)
- Nintendo 64
- Neo Geo
- Dreamcast
- Sega Saturn
- Playstation (PS1 e PSP)

Existem alguns sistemas para essa finalidade, os principais são o RetroPie e o Recalbox. As diferenças são praticamente zero, os dois utilizam os mesmos emuladores, a mesma interface (EmulationStation) e o mesmo sistema operacional (Raspbian). As principais diferenças são a central multimedia Kodi que vem no Racalbox mas não no Retropie e um maior numero opções para configurações no Retropie que são feitas via linux e opções mais básicas no Recalbox são configuradas através de interface gráfica própria de modo mais amigável.

Todos os sistemas utilizados são gratuitos e os jogos funcionam no Raspberry via cartão de memória  do mesmo modo que no Mega Drive então os adquira em cartão de memória e não em cartucho como era no passado.

Utilizo o Recalbox afinal é para o lazer então quero que seja simples, funcional e com uma qualidade razoavel. Segue abaixo o video oficial do sistema, é bom deixar claro que quem optar pelo Retropie também estará bem atendido e possivelmente terá mais recursos.